segunda-feira, 26 de agosto de 2013

 PRONOMES


PRONOMES PESSOAIS
EU
ME – MIM -COMIGO
TU
TE -TI - CONTIGO
ELE-ELA
SE -SI – CONSIGO - LHE
NÓS
NOS - CONOSCO
VÓS
VOS - CONVOSCO
ELES - ELAS
LHES

 PRONOMES POSSESSIVOS
MEU - MINHA
TEU - TUA
SEU - SUA
NOSSO - NOSSA
VOSSO - VOSSA
SEU - SUA





PRONOME DEMONSTRATIVO
ESTA – ESSA - AQUELA
ESTE -ESSE - AQUELE
ISTO – ISSO - AQUILO

PRONOME INDEFINIDO
ALGUM -NENHUM – VÁRIOS –
TODOS – TUDO – ALGO – ALGUÉM – CERTOS...



PRONOME TRATAMENTO

Você
Usado para um tratamento íntimo, familiar.
Senhor, Senhora
Pessoas com as quais mantemos um certo distanciamento mais respeitoso
Vossa Senhoria
Pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, os empregamos em textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc.
Vossa Excelência
Usados para pessoas com alta autoridade, como: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores, etc.
Vossa Eminência
Usados para Cardeais.
Vossa Alteza
Príncipes e duques.
Vossa Santidade
Para o Papa.
Vossa Reverendíssima
Sacerdotes e Religiosos em geral.
Vossa Paternidade
Superiores de Ordens Religiosas.
Vossa Magnificência
Reitores de Universidades
Vossa Majestade
Reis e Rainhas.

...
PRONOMES INTERROGATIVOS

QUEM – QUAL – QUANDO -QUANTO -COMO – QUE – ONDE ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário