CONTEÚDOS PARA TOTALIDADE
9
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
§
Causais: exprimem
a causa do facto que ocorreu na oração principal. Iniciadas, principalmente.
§
Ex.: Já que está chovendo vamos dormir.
Segundo
§
ex.: A menina chorou porque apanhou da
mãe
Principais conjunções: porque,
visto que, já que, uma vez que, como que, como.
§ Comparativas:
representam o segundo termo de uma comparação.
§ Ex.: Essa mulher
fala como um papagaio..
Principais conjunções: que, do
que, como, assim como, (tanto) quanto.
§ Concessivas: indica
uma concessão ou permissão entre as orações.
§ Ex.: Embora chova,
vou à praia.
Principais conjunções: embora,
a menos que, ainda que, posto que, conquanto, mesmo que, se bem que, por mais
que, apesar de que.
§ Condicionais:
expressa uma condição. Ex.: Se chover, não
irei à praia.
Principais conjunções: se,
salvo se, desde que, exceto, caso, desde, contando que, sem que, a menos que.
§ Conformativas: exprime
acordo, concordância de um fato com o outro.
§ Ex.: Cada um colhe
conforme semeia.
Principais conjunções: como,
consoante, segundo, conforme.
§ Consecutivas:
traduzem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal. Ex.: Falei
tanto, que fiquei rouco.
Principais conjunções: que
(precedida de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que.
§ Finais:
exprimem finalidade.
§ Ex.: Todos
estudam para que possam vencer.
Principais conjunções: para
que, a fim de que, que.
§ Temporais: indicam
circunstância de tempo
§ Ex.: Logo
que chegou, sentou-se no sofá.
Principais conjunções: quando,
antes que, assim que, logo que, até que, depois que, mal, apenas, enquanto.
§ Proporcionais:
expressa proporção entre as orações.
§ Ex.: O
trânsito piorava à medida que a
chuva aumentava.
Principais conjunções: à
medida que, quanto mais....mais, à proporção que, ao passo que, quanto mais.
Classifique as orações
adverbiais:
1. O
tambor soa porque é oco.
3. Por
mais que gritasse, não me ouviam.
4. Se o
conhecesses, não os condenarias.
5. Vim
hoje, conforme lhe prometi.
6. Fazia
tanto frio, que meus dedos estavam endurecidos.
7. Aproximei-me
a fim de que me ouvissem melhor.
8. À
medida que se vive, mais se aprende.
9. Quando
os tiranos caem, os povos se levantam.
10. Ontem
estive doente, de modo que não saí.
11. Parou
perplexo como se esperasse um guia.
12. Não
serás bom médico se não estudares muito.
13. De
tal sorte a cidade crescia, que não a reconhecia mais.
14. Segundo
opinam alguns, a história se repete.
15. Fiz-lhe sinal para que se calasse.
16. As
tuas saudades ficam onde deixas o coração.
17. Embora
tivesse estudado, fui reprovado.
.
ORAÇÕES
COORDENADAS SINDÉTICA
1.
Aditivas
Estabelece,
em relação à oração anterior, uma ideia de acréscimo, adição.
·
Principais: e, nem, mas
também, como (após "não só"), como ou quanto (após
"tanto"), ainda, outros sim, mais, que, etc.
Exemplos:
·
Vou almoçar e jantar
na casa do Renato.
·
A menina não só chorava como também mostrava-se arrependida.
2.
Adversativas
Indica
uma relação de oposição, como contraste ou compensação, entre as unidades
ligadas.
·
Principais: mas, porém,
todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante, senão, etc.
Exemplos:
·
Eu queria ir à praia, mas estava
chovendo.
·
Ele falou, todavia não
foi brilhante.
3.
Alternativas
Como o
seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por
incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos.
·
Principais: ou… ou, ora…
ora, já… já, quer… quer, seja… seja, nem… nem, etc.
Exemplos:
·
Ora quer ir à praia, ora quer
ir ao shopping.
·
Aceitarás minha proposta ou farás
outra?
4.
Explicativas
Expressam
a relação de explicação, razão ou motivo.
·
Principais: que, porque,
porquanto, por, como, pois (anteposto ao verbo), ou seja, isto é.
Exemplos:
·
Fui à praia, pois o
shopping estava lotado.
·
Saiam daqui, porque estão
atrapalhando a passagem.
5.
Conclusivas
Indicam
relação de conclusão.
·
Principais: pois (posposto
ao verbo), logo, portanto, então, por conseguinte, por consequência, assim,
desse modo, destarte, com isso, por isto, consequentemente, de modo que, por.
Exemplos:
·
João e eu fomos namorar, portanto,
não devemos voltar logo.
·
São crianças, logo precisam
brincar
Classifique as orações:
a) Ora ele planta, ora ele capina o mato.
b) Ele não plantou milho nem derrubou o
mato.
c) Zé Brasil trabalha na terra, porém o
coronel fica com os lucros.
d) Ele trabalha muito; devia, pois, lucrar
mais.
e) O coronel o expulsou, pois era o dono das
terras.
f) O camponês preparou a terra, plantou,
não colheu nada .
g) Quer ele seja vadio, quer seja indolente,
ninguém deve culpá-lo por isso.
h) Tentou matar as formigas, contudo não
conseguiu; logo, desistiu de tudo.
i) Zé Brasil tentou comprar umas terras;
entretanto, não comprou.
j) Ponha atenção nas doenças do Zé Brasil,
que você o compreenderá melhor.
l) Não fales sem pensar e não terás de
arrepender-te.
m) Todos prometeram ajudar; muitos, porém,
não cumpriram a promessa.
n) Ela não só foi recebê-lo no aeroporto,
como ainda se prontificou a mostrar-lhe a cidade.
o) Vamos embora, pois o filme está muito
chato.
p) Você leu as cláusulas do contrato; não
reclame, pois, das dificuldades que surgirem.
q) As crianças, entusiasmadas, ora corria
pelo quinta, ora entravam pelos corredores.
u) Analisamos o projeto com muita atenção,
portanto estamos aptos a executá-lo.
ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS
Subjetiva
Exemplos:
"É
provável que
ele chegue ainda hoje". (o que é provável?)
"Perguntou-se que
tipo de pessoa faria uma coisa dessas. (o que se perguntou?)
Pode ser
também quando a oração principal começa com verbo de ligação.
Objetiva
Direta
Exemplo:
"Desejo que
todos venham" (quem deseja, deseja algo, alguma coisa);
Objetiva
Indireta
Exemplo:
"Necessitamos de que
todos nos ajudem" (quem necessita, necessita de algo, de alguma
coisa ou de alguém);
Predicativa
Exemplo:
Meu desejo era [verbo
de ligação] que
me dessem uma bicicleta
Pode ser
também quando a oração principal termina com verbo de ligação;
Completiva
Nominal
Exemplo:
"Tenho esperança de
que ele ganhe a vaga";
Apositiva
Exemplo:
"Desejo-te uma coisa: que sejas muito
feliz"
Não
precisa ter necessariamente dois pontos (:) ou ponto e vírgula (;).
2- Classifique as orações em destaque:
A virtude
das mulheres é que elas nunca mentem.
A verdade
é que ele não voltará mais.
Ele fez
questão de que nos retirássemos.
Ele ficou
com medo que eu revelasse seu segredo.
O time
precisava de que todos os incentivassem.
A criança
quer sempre a mesma coisa: que a sua presença seja notada.
Sou
favorável a que o absolvam.
Havia
dúvida de que o episódio se repetisse.
Ninguém
duvidava de que o episódio se repetisse.
É
conveniente que todos participem.
O
importante é que todos estejam aqui bem cedo.
É
importante que todos estejam aqui bem cedo.
Todos nos
pediram que trouxéssemos as crianças também.
Nunca me
esqueci de que você me traíra.
Tenho
aversão a que me critiquem.
O jovem
advogado persuadiu o acusado de que a causa ainda não estava perdida.
Começou a
parecer-me que a primeira impressão não tinha sido justa.
Confesso-lhe
que me detive alguns minutos olhando-o fascinado.
Parece
que vai chover hoje à noite.
Por
favor, Cláudio, necessito de que me faças um favor.
Vou lhe
contar uma coisa: você está com as calças rasgadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário